Olá,


A ferramenta saída permite que você realize a saída deste produto do seu estoque, seja por motivo de descarte ou transferência para outro sub-estoque da propriedade.


No sub menu do Estoque, temos 2 ferramentas em Saídas:


 

Mercadoria:

Acessando o sub menu Saída > Mercadorias:

Clique no ícone da Lupa, e localize o produto em questão, informe a quantidade e clique em incluir:



Os produtos incluídos serão listados na parte inferior, no exemplo abaixo simulei que encontrei no estoque central 1 lata de cerveja e 1 água com vazamento, e portanto, deverão ser descartadas conforme mencionado no campo Observações:



Para as propriedades que não utilizam a ferramenta Ficha técnica, os insumos (matéria prima) devem ser abatidos do estoque manualmente utilizando a Saída de mercadoria, segue um exemplo: 


A cozinheira fatia um bloco de mussarela diariamente, então, quando acabar este bloco e a cozinheira pegar um novo no estoque, é necessário dar baixa neste bloco que acabou. Este mesmo exemplo pode ser utilizado para fatias de pão de forma em que a saída desta mercadoria pão de forma só será feita quando as fatias de pão de forma se esgotar.


Alguns hoteis e pousadas controlam estoque de Lencol, fronha, toalhas e etc. Neste caso é o mesmo procedimento, se o lençol já esta velho e a propriedade quer descartar, deve ser realizado a saída deste lençol na ferramenta Saída Mercadoria.


Destacamos que o estoque do sistema Ibooking não foi feito para controlar somente produtos A&B (alimentos e Bebidas) a propriedade pode controlar também materiais de Governança (lençol, toalhas, amenities), Manutenção (resistências, fusíveis), Escritório (caneta, cadernos) se assim desejar.



Matéria Prima:

Acessando o sub menu Saída > Matéria Prima:

Podemos ver na tela de Saída de Matéria Prima, que existe um campo diferente: Entrada de Matéria Prima



A Saída de Matéria Prima é igual a Saída de mercadoria, a única diferença é que nesta ferramenta é possível você realizar 2 ações de uma única vez que é transformar alguns produtos matérias primas e um único produto também matéria prima.


Para melhor entendimentos segue o exemplo abaixo:


Vamos simular que a cozinheira vai fazer uma Maionese artesanal que será servida junto com o Hamburger vendido no Restaurante.


Esta maionese artesanal é feita com os seguintes ingredientes (itens que vão sair do Estoque): 

  • 2 unidades de Ovos
  • 5ml de Óleo de Soja
  • 2 Dentes de Alho
  • 1 limão


Então isso tudo vai ser transformado no liquidificador em: (itens que vai entrar no Estoque)

  • 200ml de maionese artesanal.


Nosso exemplo no sistema fica desta forma:



Confirmando a operação, será dado baixa dos ingredientes e também entrada de 200ml de maionese artesanal.


Observação:

Para que funcione o exemplo citado, é necessário que o produto final (Maionese artesanal) já esteja cadastrado no sistema, além da organização das unidades de medidas cadastradas em cada produto, por exemplo: O meu limão e os Ovos são cadastrados como unidade e não como grama, o óleo foi cadastrado como ml e não como litro (garrafa inteira), já que na culinária sempre se utiliza pouco. 


Espero que tenha ajudado!


Até a próxima.