Olá, 


Neste tutorial você irá aprender a configurar, utilizar e entender como funciona o Caixa do Ponto de Venda (PDV) do sistema Ibooking.


O caixa de PDV está incluso nas ferramentas do módulo PDV, ou seja, faz parte das operações de movimentações financeiras que envolvem os clientes hospedados, passantes, e despesas do Ponto de Venda que envolvem o uso de dinheiro do caixa do PDV. 


Se seu Ponto de Venda trabalha com caixa, marque a opção abaixo no Cadastro de PDV:



Importante: Se seu PDV não trabalha com caixa, vai prevalecer o Caixa da Recepção do módulo Recepção.


Configuração:

É necessário configurar o caixa com o número correto de turnos.


Acesse no PDV o submenu Configurações:



Neste exemplo vou simular um Ponto de Venda com 3 turnos de caixa:




No exemplo acima, o PDV deverá informar na configuração 3 turnos.


Acessando o caixa: 

No Submenu, Clique em Caixa > Abrir Caixa:



Entendendo o funcionamento:


Todas as movimentações financeiras que envolvem os clientes hospedados, passantes, e despesas do PDV que envolvem o uso de dinheiro do caixa do PDV, devem ser realizadas utilizando o caixa/turno aberto, caso contrário o operador não conseguirá acessar nenhuma conta do PDVFunciona desta forma para que o operador seja obrigado realizar todas as movimentações do seu turno sendo registradas (auditadas) pelo caixa.



Voltando na tela do caixa e usando nosso exemplo abaixo com nossos 3 Operadores: 



O João assumindo o PDV as 8:00 irá clicar em Abrir Caixa:



Na tela de abertura de caixa, será exibido os seguintes campos para preenchimento:




  • Fundo de Caixa: é a reserva em dinheiro mantida no estabelecimento para o pagamento (troco) de pequenas despesas do dia a dia


Após preencher corretamente, clique em "Abrir Turno", e o sistema irá redireciona-lo para o mapa do PDV:



Então o Operador João irá trabalhar normalmente e tudo que ele fizer de movimentação financeira, o caixa do PDV irá registrar para que no fechamento do seu 1º Turno, ele possa prestar as contas com o caixa informando todas as movimentações que ele teve no dia, e para isso é necessário ele saber:

  • Quantidade de dinheiro (especie) que entrou durante seu turno (sem contabilizar o fundo de caixa)
  • Filipetas das maquinetas dos cartões que ele passou em seu turno
  • Recibos de despesas que ele pagou com dinheiro do caixa do PDV utilizando a ferramenta "Movimentações" ex: Comprou 1 Bujão de Gás com o dinheiro do caixa do PDV.


Quando o Operador João terminar o seu expediente, ele deve clicar no botão Fechar Turno:



Neste momento será exibido a tela do caixa que ele irá prestar as contas: 



Repare que na tela acima o caixa sabe que houve movimentações financeiras no turno do João, porém não vai falar para ele o quanto realmente entrou, cabe ao João conferir fisicamente o quanto entrou no seu turno em dinheiro (especie), consultar o valor da filipeta que ele passou no cartão Elo Débito, e verificar o valor do recibo do pagamento que ele fez de despesa usando o dinheiro do caixa da recepção.


O conceito utilizado pelo fechamento de caixa refere-se ao “Fechamento Físico”. Considerado um dos modelos mais seguros de se fechar um caixa, o “Fechamento Físico” exige do funcionário um trabalho cuidadoso e minucioso de conferência dos valores registrados no sistema e também dos informados pelo operador de caixa para conferir se os lançamentos batem.


Em nenhum momento o operador terá acesso ao relatório de fechamento de caixa do turno curso/aberto antes da conclusão, desta forma, reforça a necessidade da conferência física de todos os lançamentos e pagamentos recebidos.

É possível visualizar o relatório de movimentações do caixa referente aos turnos anteriores. Após a conclusão do “Fechamento Físico” será possível visualizar as movimentações referente ao seu turno.


Após informar os valores conferidos, ele deverá clicar em Fechar Turno:



Será exibido o relatório do seu turno com os valores que o caixa do PDV registrou (azul) e também o que foi informado pela conferência física do Operador João (vermelho).



Este relatório poderá ser impresso para que o 2° Operador Maria, possa realizar a conferência e abrir o turno dela que é o 2º clicando em abrir turno:



Será exibido para Maria, a tela de abertura e conferência: 



Ela deverá fazer a conferência do turno anterior (1º), colocar a observação se desejar, marcar a opção de "Turno anterior conferido" e clicar em Abrir Turno.


Então o procedimento será o mesmo do Operador João, ou seja, a Maria irá trabalhar normalmente e no final do seu expediente ela vai fechar o 2º turno dela prestando as contas com o caixa.


 


Depois o 3º Operador Paulo, irá conferir o caixa do 2º turno da Maria e abrir o seu 3º Turno, trabalhar normalmente e no final do seu expediente ele vai fechar o 3º turno que é o fechamento do Caixa já que ele é o último da cadeia.




Quando ele fechar o Caixa, será exibido relatórios de todos os 3 turnos. 



Após ele fechar o caixa, ele poderá colocar no malote a movimentação do caixa junto com o relatório para que o departamento finaceiro realize a conciliação.


Obs: Dependendo como a pousada trabalha, o malote poderá sr entregue para o financeiro por turno se desejar, ou seja 3 malotes já que são 3 Operadores.


Informações importantes:

Para que o caixa do PDV funcione corretamente, as informações abaixo devem ser obrigatórias:


Conforme explicado no tutorial o caixa de recepção segue o seguinte fluxo:

  • 1º Operador abre o caixa e fecha o 1º turno
  • Operador  abre o 2º turno e fecha o 2º turno
  • Operador  abre o 3º turno e fecha o Caixa


Ou seja, o 1º Operador sempre vai abrir o caixa e o 3º Operador sempre vai fechar o caixa, e entre os intervalos possuem as aberturas e fechamento de turnos.


Os horários destas aberturas e fechamentos precisam ser seguidos de forma rigorosa, pois caso o contrário o caixa não vai gerar o relatório correto. Exemplo:  o Operador João esqueceu de fechar seu 1º turno , e consequentemente a Maria também não abriu o turno dela e isso só foi feito só no dia seguinte.


O 3º turno deve ser aberto sempre antes da meia-noite para as propriedades que trabalha com 3 turnos.

A propriedade que trabalha com 2 turnos, o 2º turno deve ser aberto sempre antes da meia-noite.


Exibição do caixa:


É possível exibir o caixa de uma determinada data clicando em Exibir Caixa: 



Informe a data do fechamento do caixa e clique em confirmar: 



Reabertura de caixa:


A reabertura de caixa só deve ser utilizada para corrigir o último fechamento de caixa registrado sem nenhuma nova abertura de turno. Ou seja, nunca se deve reabrir um caixa de 2, 3, 4 dias atrás


Para reabrir o caixa que acabou de ser fechado, basta clicar em exibir caixa e marcar a opção "Reabrir este caixa"



Movimentações de caixa:


Na ferramenta movimentações, o Operador irá registrar suas movimentações financeiras realizadas em seu turno:



Conforme o exemplo deste tutorial, o Operador João comprou um Bujão de Gás por R$ 90,00 utilizando o dinheiro do caixa do PDV:


Movimentação registrada: 



Espero ter ajudado!


Até a próxima.